Como medir o Sucesso Espiritual

Quando Paul, nosso mais velho, era um menino, ele se preocupava com o fato de sua irmã mais nova, Julia, ser mais alta do que ele. 

Não adiantava explicar a ele que o padrão de crescimento normal para crianças da idade deles era que as meninas cresciam mais rapidamente, mas, eventualmente, os meninos os alcançavam e as ultrapassavam. 

Ele não estava comprando nada disso, então mantivemos um registro de seu crescimento e medimos seu progresso. 

Essa foi uma ótima maneira de tranquilizá-lo de que o crescimento estava realmente ocorrendo e de observá-lo enquanto acontecia.

Claro, medir o progresso é um fator importante para o sucesso de qualquer empresa, seja o crescimento físico, o desenvolvimento de um talento, o sucesso de um negócio ou organização, você precisa ser capaz de ver e medir o seu progresso!

Uma área, entretanto, que tendemos a não fazer isso é em nossa vida espiritual. 

Não acredito que seja porque não queremos, acho que é porque não sabemos fazer isso e existem apenas algumas advertências na Bíblia.

Um desses incentivos está em I Coríntios 11:28, onde Paulo diz aos coríntios para examinarem a si mesmos e sua condição espiritual antes de tomarem a comunhão. 

Outro exemplo é em 2 Coríntios 13: 5, onde mais uma vez Paulo diz a esses mesmos coríntios para “testar” a si mesmos para ver se eles estão na fé. 

Essas passagens afirmam claramente que é necessário examinar ou medir a nós mesmos. No entanto, eles não fornecem a maneira pela qual podemos fazer isso.

Eu gostaria de fazer algumas sugestões sobre como podemos medir nosso crescimento espiritual:

1. Compare-se com Cristo

Um discípulo não está acima de seu professor, mas todos depois de ter sido totalmente treinado serão como seu professor.

– Lucas 6:40

O grande erro que cometemos ao tentar nos medir é nos compararmos com outra pessoa. 

Se nos compararmos a um gigante espiritual, ficamos deprimidos. Se nos compararmos a um desviado, nos sentimos superiores e orgulhosos. 

A fim de obter uma “fixação” verdadeira de onde estamos em nossa vida espiritual, devemos nos comparar a Cristo e à Sua palavra, que nunca muda de posição.

Ao fazer isso, duas coisas acontecem:

  • Não nos sentimos desanimados ou orgulhosos porque Jesus é o ideal perfeito e podemos realmente saber exatamente onde estamos quando comparados a Ele e Seus ensinamentos, sem nos sentirmos inferiores.
  • Podemos obter uma medida verdadeira de nosso progresso de ano para ano porque, ao contrário dos modelos humanos, Ele não muda e nem mudará Sua palavra. Ao nos compararmos a uma posição fixa, podemos medir quanto progresso realmente fazemos em diferentes áreas.

Outra forma de medir nosso crescimento espiritual é:

2. Compare seu nível de pureza

…purifique seus corações

– Tiago 4: 8

Nosso ministério ou serviço não vale nada se não estivermos andando em pureza. 

Jesus disse: “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”, mas o contrário também é verdadeiro; os de coração impuro não verão.

Precisamos continuar a apertar e refinar a proteção de nossos olhos, ouvidos, bocas e corações para filtrar a sujeira e o pecado deste mundo. 

Simplificando, estamos falando, vendo, ouvindo, praticando coisas mais limpas do que no passado? 

É um processo difícil, mas um auto-exame honesto nos permitirá saber se precisamos trocar nossos filtros para garantir mais pureza ou não.

3. Peça que outras pessoas avaliem você

(…) Espero enviar Timóteo (…) pois não tenho mais ninguém com parentesco.

– Filipenses 2:20

Paulo disse que não havia ninguém como Timóteo para cuidar e se preocupar com a igreja. 

Muitos elogios vindos de lugares altos. Muito poucas pessoas assumirão a responsabilidade de avaliá-lo espiritualmente, porque é um assunto pessoal e delicado. 

No entanto, se há alguém que você sente que é verdadeiramente uma pessoa espiritual, alguém que você acredita que está tendo sucesso em seu crescimento espiritual, peça-lhe que lhe dê uma opinião sobre como você está indo. 

Não devemos julgar ou criticar uns aos outros, mas podemos dar uma opinião informada em amor. 

Muitas vezes não faremos isso porque sabemos muito bem qual pode ser a resposta, entretanto, junto com a resposta pode vir algum conselho ou encorajamento que irá motivar muito o seu desenvolvimento espiritual.

Resumo

Precisamos medir como estamos espiritualmente por uma razão muito boa: um dia Deus vai medir como temos feito e nos recompensar ou punir pelos resultados.

A primeira coisa a determinar é se estamos apontando na direção de Deus. 

Estamos se confessamos nossa fé em Cristo, nos arrependemos de nossos pecados e somos batizados para o perdão. 

A próxima coisa a determinar é se estamos nos movendo em direção a Ele crescendo na fé e no amor ou retrocedendo por causa da infidelidade e impureza. 

Se sua direção estiver errada e seu progresso for nulo, você pode mudar isso.

Questões de discussão

  1. Descreva uma experiência do “topo da montanha” que você teve em sua vida espiritual como cristão. Uma experiência “no vale”?
  2. Se você fosse avaliar a qualidade de sua vida espiritual no ano passado, qual seria?
    1. Muito pobre, pobre, passando, bom, ótimo, mal posso esperar a vinda de Jesus
    2. Por que a pontuação?
  3. Em sua opinião, o que geralmente causa “secura espiritual” em sua vida?
  4. Explique esta declaração: a pureza é a porta de entrada para a paz.
  5. Cite duas coisas que uma pessoa pode fazer para amadurecer sua vida espiritual. Duas coisas que inibem o desenvolvimento espiritual.

Título original How to Measure Spiritual Success por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

Deus abençoe você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US