Espere em Deus Confia Nele

Aprenda a confiar, espere em Deus

Uma das coisas mais difíceis de fazer às vezes é “nada”. Somos pessoas de ação e se as coisas não acontecem, fazemos acontecer.

Jacó, filho de Isaque, era assim. Ele havia recebido a promessa de uma bênção do Senhor quando nasceu, mas ficou impaciente quando jovem e resolveu o problema com as próprias mãos e enganou seu irmão mais velho e seu pai para que lhe dessem a bênção. 

Por causa disso, ele teve que fugir de casa e sofreu uma vida inteira de ansiedade sobre o assunto. 

Sua vida teria sido muito diferente se ele tivesse aprendido desde cedo a esperar no Senhor.

Em Gênesis 46: 1-4, vemos Jacó, como um homem idoso, tendo aprendido esta lição, apelar a Deus para tomar uma decisão importante a respeito de uma longa viagem ao Egito, para ver seu filho há muito perdido, José.

1 Partindo, pois, Israel com tudo o que tinha, foi a Berseba e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque. 2 Deus falou a Israel em visões noturnas e disse: “Jacó, Jacó”. E ele disse: “Aqui estou.” 3 Ele disse: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não tenha medo de descer para o Egito, porque eu farei de você uma grande nação lá. 4 Eu irei com você para o Egito, e certamente também irei trazê-lo de volta, e José fechará seus olhos.

– Gênesis 46: 1-4

Quando ele era jovem, Deus não permitiu que Jacó deixasse Canaã, mas ele fugiu por medo de seu irmão. 

Agora que estava mais velho e mais sábio, Jacó esperava que o Senhor lhe dissesse o que deveria fazer a respeito dessa partida. 

Ele não via seu filho há mais de dez anos, pensando que ele estava morto e agora seu filho o chamava para vir, mas Jacó esperou no Senhor antes de deixar a terra.

Observe que Deus recompensa Jacó por sua paciência e fé, abençoando sua viagem e revelando a ele o futuro de sua família. 

Jacó agora poderia ir em paz e segurança sabendo que Deus estava com ele.

Como podemos ver na experiência de Jacó, esperar no Senhor é uma virtude que leva uma vida inteira tentando ser adquirida. Mas depois que você aprende, há muitos benefícios:

1. Evite erros caros

O caminho de Deus, o plano de Deus, o propósito de Deus para a sua vida é sempre o melhor e mais lucrativo para você. 

Quando seguimos nosso próprio caminho, ou deixamos de consultar ou esperar que o Senhor nos guie, acabamos fazendo escolhas erradas ou não realizamos nosso verdadeiro potencial em Cristo.

2. Desenvolva um caráter piedoso

Esperar no Senhor é difícil; requer fé, perseverança e autocontrole apenas para esperar! 

Às vezes, é preciso mais força e coragem para não fazer nada e ficar onde está, esperando no Senhor do que apenas saltar em frente com impaciência.

3. Vá com a aprovação de Deus

Melhor um passo no Senhor do que 10.000 milhas sozinho. Se você esperar e for com o Senhor, também vai com a aprovação e os recursos Dele e sabe, como Jacó, que terá sucesso.

Como eu disse antes, esperar no Senhor é provavelmente uma das coisas mais difíceis de aprender como cristão. 

Se você falhou nisso; se você tem corrido continuamente à frente sem consultá-lo; se você está sempre entediado e inquieto, agora é um bom momento para se arrepender e decidir que, no futuro, começará a esperar que o Senhor dirija seus caminhos.

Claro, quando se trata de confessar a Cristo, arrepender-se de seus pecados e ser batizado, não deve haver espera ou hesitação.

Deus abençoe você.

Questões de discussão

  1. Quem é a pessoa mais paciente que você conhece? Dê um exemplo dessa virtude em suas vidas.
  2. Descreva o tempo mais longo / mais curto que você teve que esperar em Deus por uma resposta à oração.
  3. Em sua opinião, por que Deus faz as pessoas esperarem por respostas às orações?
  4. Com qual personagem da Bíblia você se identifica mais? Por quê?
  5. O que você diria para encorajar uma pessoa que esperou muito tempo para que Deus respondesse às suas orações, mas ainda não recebeu uma resposta?

Título original Wait on God por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US