Lento para se render ao Senhor

Você já percebeu que render-se ao Senhor é um processo lento? 

Geralmente começa com a admissão de que Ele é Deus, e você não é, algo bastante óbvio para o observador casual, mas muitas vezes, há uma longa e sinuosa estrada de negação e resistência, antes que esta verdade finalmente rompa nossos corações calejados, para se estabelecer firmemente como o ponto de partida para ter uma estimativa precisa de nós mesmos e de Deus.

Não que não tenhamos a pretensão de acreditar com demonstrações de atividade religiosa e serviço da boca para reconhecer Deus como Criador ou como objeto de reflexões espirituais.

Fazemos isso porque não acreditar é mais difícil do que simplesmente reconhecer a sua realidade, deixando assim, o peso do ateísmo para almas mais fortes que gostam de ser definidas pelo que não acreditam. 

Simplesmente crer, entretanto, não é o mesmo que se render

Porque quando alguém se entrega a Deus, não é mais quem era.

Acreditar em Deus pode trazer mudanças no estilo de vida e no processo de pensamento de uma pessoa, mas render-se a Deus muda a alma de uma pessoa. É por isso que o processo é tão lento.

Desistir de maus hábitos, mudar de opinião, praticar rituais religiosos, são coisas externas feitas em resposta ao entendimento de alguém sobre as exigências de sua religião. 

A rendição, por outro lado, traz uma mudança em quem somos e como nos identificamos.

Não é de se admirar, então, que Pedro, Paulo e outros escritores inspirados do Novo Testamento se referiram a si mesmos como escravos ou servos do Senhor ( Romanos 1: 1 ). 

Isso não foi feito por falsa modéstia. Foi um reconhecimento da entrega que eles experimentaram por causa de sua proximidade com o Deus vivo feito carne em Jesus Cristo! 

É reconfortante para nós testemunhar sua submissão lenta e, às vezes, relutante a Deus em face da prova esmagadora da divindade de Cristo, porque isso nos ajuda a ter alguma perspectiva e paciência com nossa própria lentidão em finalmente nos entregarmos a Deus. .

Como crentes, muitas vezes somos chamados a imitar a Jesus, e essa exortação geralmente é realizada com o objetivo de melhorar a moral. 

É visto como um chamado para pecar menos, em vez de render-se mais, e, ao fazê-lo, falhamos em ambos. 

Todo o objetivo da encarnação de Jesus e da vida sem pecado foi expiar nossos pecados. 

Uma vez que somos justificados pela fé (expressos em arrependimento e batismo), por que continuamos a buscar essa justificação por tentativas renovadas de menos pecado? Afinal, não foi esse o motivo de Jesus ter vindo, porque não poderíamos pecar menos?

Melhor uma exortação por mais piedade do que menos pecado, porque ao tentar nos preocupar mais com Deus e as coisas de Deus, que é a definição de piedade, estamos pelo menos nos relacionando com Deus diretamente, em vez de nós termos como ponto de partida em um esforço para peque menos (ou seja, quero pecar menos). 

E tudo feito em uma tentativa fútil de melhorar nossa posição moral perante Deus. 

Não que acabar com o pecado seja uma coisa ruim, mas fazer disso uma meta nega qualquer fecundidade que o exercício possa produzir. 

Reduzir o pecado como um meio, no entanto, é uma estratégia produtiva na entrega de minha alma a Deus porque, ao fazer isso, estou restaurando a visão edênica dada ao homem antes que o pecado viesse ao mundo, uma visão que permitiu a Adão andar com Deus porque ele podia ver Deus e receber Sua majestade.

É aí que reside a lentidão em nossa entrega a Deus, a cegueira causada pelo pecado.

Se eu pudesse apenas vê-Lo em Sua Glória, me renderia a Ele imediatamente e naturalmente por causa da alegria que teria em conhecer e ver aquilo que é feliz e misericordiosamente maior do que eu. 

Em outras palavras, saber que eu não sou Deus se torna uma fonte de alegria e gratidão eterna que teria o poder de dissipar instantaneamente todos os pecados em mim.

E me libertar da escravidão do orgulho que começou quando Lúcifer levantou seu coração diante de Deus pela primeira vez, e continuou enquanto todo homem, cego pelo pecado, se recusava a dar a Deus o que lhe era devido… rendição completa. 

Ao aludir a este fato, Paulo proclama que em sua vinda,

… todo joelho se dobrará, e toda língua confessará que Ele é o Senhor.

– Filipenses 2: 10-11

O Espírito promete que um dia todos se renderão, quer queiram ou não.

Felizmente, Deus é paciente conosco quanto à nossa lentidão. 

Visto que Ele está fora do tempo, nossa lentidão não o provoca como faz com aqueles que desejam levar sua vida completa a Ele como um sacrifício vivo. 

No final, para aqueles no lento processo de entrega, há o ciclo constante de conhecer a alegria momentânea de estar firmemente seguro em seu aperto eterno, seguido pelo familiar fardo de estar na carne. 

Somente aqueles que se rendem, conhecem o sentimento miserável que Paulo descreve como seu “corpo do pecado” em Romanos 7:24. 

O cansaço causado pelo puxão e empurrão da batalha interna onde o inimigo não quer desistir da luta espiritual já vencida por Cristo em nós. 

Uma guerra de atrito em que o resultado é decidido, mas o dano continua a ser infligido simplesmente por causa do mal.

O conforto da alma entregue é que, uma vez decidida, a lentidão não funciona mais contra ela como fazia quando resistia ao Espírito. 

Agora, a lentidão do processo que leva à entrega completa, oferece uma oportunidade de glorificar a Deus.

Porque não sou mais eu que vivo (dentro deste corpo lento para se render e pecador), é Cristo, e Ele não apenas vive em mim, mas também terminará a obra de entrega que Ele começou em mim quando finalmente reconheci o bendito fato de que Ele era Deus, e não eu ( Gálatas 2:21 ).

Questões de discussão

  1. Qual seria o primeiro passo que você teria que dar para se render completamente a Deus?
  2. Descreva uma tática que sua própria carne usa para resistir à influência do Espírito Santo em sua vida. Por que essa tática funciona tão bem?
  3. Quem é a pessoa mais entregue que você conhece? Explique por que você acredita nisso sobre essa pessoa.
  4. Leia e discuta Romanos 12: 1-2 à luz da entrega pessoal a Deus. A que Paulo está se referindo quando diz: “… seu serviço espiritual de adoração?”
  5. Qual é a mudança mais significativa que aconteceu em sua vida desde que você foi batizado? Que mudança você deseja, mas ainda espera.

Título original Slow to Surrender por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US