Orar pelos meus inimigos?

Como devo orar pelos meus inimigos?

Em Mateus 5:44, Jesus diz a seus discípulos que eles devem “orar pelos que vos perseguem”. 

Esta é uma instrução oportuna para nossa nação, especialmente durante esses tempos turbulentos, mas, você já se perguntou o que orar por seus inimigos faz? Afinal, eles não veem ou ouvem a oração, então como isso pode afetá-los?

A coisa maravilhosa sobre a oração por seu “inimigo” é que você não precisa testemunhar ou mesmo acreditar nele para que possa afetá-lo.

Isso deve ser encorajador para nós quando temos que lidar com um “inimigo” e nos ajudar a orar por ele porque:

1. Você não é derrotado só porque seu inimigo é um descrente.

Claro, isso pressupõe que seu inimigo seja um descrente. Em minha experiência, descobri que é mais fácil perdoar e orar por aqueles que não acreditam, porque não espero que ajam como crentes.

Não se deve esperar que aqueles cujas vidas não são guiadas conscientemente pelo Senhor, ajam como cristãos, porque não acreditam. 

É por isso que acho mais fácil oferecer perdão a eles. Na maioria das vezes, eles não sabem o que estão fazendo, para quem estão fazendo e as consequências que enfrentam de um Deus vingador. 

Eu entendo porque Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo” ( Lucas 23:34 ).

A ofensa que realmente dói é aquela cometida por um crente em Cristo. Muitas vezes seu pior inimigo está na igreja, cantando ao seu lado ou servindo a comunhão. 

É fácil orar por alguém que está perdido, não sabe, recusa as coisas espirituais. 

Você pode sentir pena dessa pessoa e perdoá-la mais facilmente porque ela está ofendendo por ignorância. Mas como perdoar um irmão que compartilha a fé e adora ao seu lado?

Mesmo para este irmão nesta situação, a oração é a resposta e o poder necessário para curar porque aquele que responde à oração é o Senhor de você e do seu inimigo, crente ou não.

2. A oração de uma pessoa justa pode muito servir.

Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para que possam ser curados. A oração eficaz de um homem justo pode realizar muito.

– Tiago 5:16

Somente um crente pode efetivamente oferecer uma oração a Deus. 

Muitas vezes fico triste com o pensamento de quanta energia é gasta em todo o mundo, todos os dias e noites, por pessoas sinceras que estão orando para entidades, ancestrais e seres que não são Deus e não têm poder para ouvir, muito menos responder às orações.

Este conhecimento por si só, deve nos estimular a orar fervorosamente não apenas por nossos inimigos, mas também para que Deus envie obreiros para proclamar as boas novas do único Deus verdadeiro, Senhor e Salvador, Jesus Cristo

No que diz respeito aos nossos inimigos pessoais, precisamos orar por eles, porque ninguém mais pode estar orando por eles.

3. Todas as coisas funcionam para o bem e o propósito de Deus.

E sabemos que Deus faz com que todas as coisas contribuam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados de acordo com o seu propósito.

– Romanos 8:28

Mesmo aqueles que trabalham conscientemente contra Deus, estão em última análise, a seu serviço e nossas orações os colocam lá. 

A única diferença é que eles servirão sem saber e não receberão nenhuma recompensa por seus esforços.

Não há razão para nos sentirmos desamparados quando confrontados com nossos vários inimigos nesta vida, porque Deus nos instruiu claramente sobre o que fazer para derrotá-los. 

Ame-os para que seu ataque se torne injustificado e digno de julgamento; ore por eles para que Deus trabalhe diretamente em suas vidas para limitar seus ataques ou conquistá-los para a fé e comunhão. 

De qualquer maneira, a oração é a chave para a vitória.

Questões de discussão

  1. Defina o ato de perdão em doze palavras ou menos. Encontre a correspondência mais próxima para sua definição em uma passagem ou história das Escrituras.
  2. Qual parte de pedir perdão é a mais difícil para você? Por quê?
  3. Na parábola do filho pródigo, com quem você mais se identifica? Por quê?
  4. Liste três maneiras pelas quais sua oração pelos terroristas islâmicos pode impactá-los. Pode impactar você.
  5. Na medida em que você for capaz, compartilhe uma situação em que você é o inimigo e peça a um parceiro de discussão que ore por você.

Título original Pray For My Enemies? por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US