Os 7 poderes da Palavra de Deus

O poder de Deus é revelado e experimentado em Sua Palavra. Esta lição descreve sete desses poderes específicos.

Jeremias 23:29

Jeremias foi um profeta que advertiu o povo de Judá por muitos anos a respeito de sua destruição final por causa da idolatria e do pecado. 

Ele foi ignorado pelo povo e, para negar sua pregação, muitos outros profetas “autoproclamados” pregaram que tudo era paz e prosperidade. 

A resposta de Jeremias a esses falsos profetas é encontrada no capítulo 23 de seu livro, onde ele diz:

“Não é minha palavra como fogo?” declara o Senhor, “e como um martelo que estilhaça uma rocha? Portanto, eis que sou contra os profetas”, declara o Senhor, ‘que roubam minhas palavras uns dos outros’.

– Jeremias 23: 29-30

Em outras palavras, apenas a verdadeira palavra de Deus tem algum poder, e Deus se opõe aos homens que simplesmente citam uns aos outros e atribuem isso a ele. 

A história mostra que as profecias de Jeremias eram realmente verdadeiras. 

E como o fogo e o martelo que esmaga a rocha, o exército babilônico entrou e destruiu Jerusalém – exatamente como a palavra de Deus havia predito. 

Essa história ilustra por que não tenho medo ou vergonha de dizer: “Porque a Bíblia diz”, quando questionado sobre certos assuntos ou desafiado a defender meu raciocínio. 

Veja, não é apenas qualquer conhecimento que resultará em experimentar o poder de Deus – apenas o conhecimento de sua palavra pode levar uma pessoa ao verdadeiro conhecimento Dele e, consequentemente, seu poder.

  • O conhecimento geral ou científico não basta.
  • O conhecimento de várias religiões não o levará lá.
  • Estudos sobre Deus, Cristianismo ou teologia não podem fornecer a experiência de Deus.

Somente o conhecimento baseado na palavra de Deus produzirá uma experiência genuína de Deus e seu poder. A razão para isso é que o poder de Deus é revelado e experimentado em sua palavra. 

Conhecer sua palavra é conhecer e experimentar seu poder. 

Para que você saiba o que procurar, aqui estão sete poderes contidos na palavra de Deus.

1. Poder de revelar – Gênesis 1-2

A palavra de Deus tem o poder de nos revelar certas coisas que não poderíamos saber de outra forma. Por exemplo:

  • Como e quando o mundo foi criado.
  • A razão pela qual o homem é como é – o pecado.
  • A verdadeira natureza de Deus.
  • O que acontece conosco depois que morremos.

Os seres humanos poderiam estudar e especular sobre essas coisas por mil anos e chegar a muitas teorias, mas isso seria tudo, apenas teorias porque ninguém poderia realmente saber. 

A palavra de Deus, por outro lado, nos dá uma testemunha ocular, um relato verdadeiro e detalhado de coisas sobre Deus e a existência humana que nunca poderíamos saber de outra forma.

2. Poder para refutar – 2 Timóteo 3:16

A palavra de Deus é um padrão contra o qual todas as filosofias, ideias e soluções propostas para a condição humana podem ser medidas com precisão. 

Se a palavra de Deus nos aprovar, podemos seguir em frente; se a palavra o rejeitar, nada do que fizermos fará com que funcione, seja aceitável ou correto.

Observe que os padrões morais e as ideias espirituais são sempre comparados à Bíblia para definir e julgar seu valor. 

Por exemplo, não comparamos manteiga com margarina, certo? Pense por um momento, você nunca ouviu um comercial dizer: “… essa pasta tem gosto de margarina”, não é? A manteiga é a propagação definitiva, não a margarina. 

Da mesma forma, os conceitos espirituais, a moralidade e a vida piedosa são testados pesquisando as escrituras porque a palavra de Deus é o padrão para comparação, não as ideias humanas.

A Bíblia não pode eliminar a imoralidade, mas é o padrão pelo qual julgamos e provamos se algo ou alguém é moral ou imoral, digno ou indigno.

3. Poder de reproduzir – Lucas 8:11

Jesus disse que a palavra de Deus era como uma semente. A analogia era que a palavra tinha o poder de crescer ou fazer com que o crescimento acontecesse. 

A palavra plantada em um coração honesto e obediente pode produzir atos físicos que podem ser vistos e sentidos. 

A palavra de Deus, plantada nos corações humanos geração após geração, produziu cristãos e a igreja do Novo Testamento, século após século. 

A única maneira pela qual o Cristianismo sobreviveu por 2.000 anos é por causa dos poderes reprodutivos contidos na palavra. 

A única coisa real que passamos de geração em geração é a palavra de Deus contida na Bíblia. 

Pessoas morrem e edifícios desmoronam, mas sua palavra infalivelmente produz a mesma coisa a cada século – Cristãos que desejam estabelecer a igreja.

4. O poder de redirecionar – 1 Pedro 2:25

Pedro diz: “Pois vocês estavam continuamente se desgarrando como ovelhas, mas agora vocês voltaram para o Pastor e Guardião de suas almas.”

Cada mudança completa de vida, cada reviravolta que li ou ouvi falar, tem um elemento comum – a palavra de Deus.

  • Alguém começou a ler a palavra de Deus (meu próprio caso).
  • Alguém iniciou um estudo bíblico com outra pessoa.
  • Alguém ouviu uma lição ou recebeu incentivo com base na palavra de Deus.

Muitas pessoas melhoraram ou mudaram suas vidas de maneira significativa com base no desejo de melhorar. 

A história mostra, entretanto, que somente a palavra de Deus tem o poder de transformar completamente e redirecionar a vida de uma pessoa em uma direção totalmente oposta.

Por exemplo, CS Lewis foi um escritor e professor brilhante na Universidade de Oxford, na Inglaterra. 

Ele também era um ateu declarado, mas foi convertido e eventualmente se tornou um dos escritores cristãos mais prolíficos, especialmente na área da apologética cristã. 

Sua experiência é apenas um exemplo de que a palavra de Deus tem o poder de transformar e redirecionar nossas vidas.

5. O poder de reviver – Salmos 138: 7

O salmista diz: “No meio da angústia, Tu me reanimarás”. A palavra de Deus é capaz de trazer conforto e esperança, bem como força e encorajamento àqueles que estão tristes e sofrendo. 

Não podíamos contar quantas vezes ou quantas pessoas leram o Salmo 23 (“O Senhor é o meu pastor…”) em tempos de angústia e foram consolados pelas palavras inspiradas de Davi, escritas há quase três mil anos, mas significativas para todas as gerações. 

Qualquer que seja a fé ou fidelidade que uma pessoa tenha, aprendi por experiência própria que, quando ela está à beira da morte, a família espera e precisa ouvir palavras de encorajamento vindas da palavra de Deus.

É interessante notar que pacientes de hospitais, viúvas enlutadas e reclusos solitários raramente solicitam que a Teoria da Evolução de Darwin ou o Guia da TV sejam lidos em momentos de dor e tristeza. 

A palavra de Deus é o que eles pedem e precisam.

6. O Poder de recompensar – Hebreus 11: 6

“Pois quem vem a Deus deve crer que Ele existe e que é galardoador daqueles que o buscam.” 

A Bíblia nos diz que a criação e nossa consciência são duas maneiras diferentes que podemos usar para encontrar Deus ( Romanos 1: 19-20 ). 

Sim, podemos discernir que um ser inteligente e poderoso projetou e criou este universo, e nossa consciência nos ajuda a entender que esse Deus, criador dos humanos, é um Deus moral, alguém que é puro e bom. 

No entanto, não há conforto ou alegria em conhecer a Deus apenas dessa maneira, simplesmente uma compreensão de como nos encaixamos no todo.

A Palavra, entretanto, revela quem é Deus, o que Ele deseja e o que Ele está se preparando para dar àqueles que crêem e o obedecem. 

O escritor hebreu diz que Deus recompensa quem o busca, e a maneira de procurá-lo é buscá-lo em sua palavra. As recompensas por buscá-lo ali são:

  • Encontramos o verdadeiro Ele, ali.
  • Encontramos qual é a sua vontade, lá.
  • Encontramos um relacionamento com Ele, ali.
  • Lá encontramos salvação ( Romanos 1:16 ).

A palavra de Deus é o mecanismo de ligação entre Ele e seu povo. É nossa maior e mais preciosa recompensa.

7. O poder de nos preparar – Lucas 12: 40

Jesus disse em Lucas 12:40, “Você também, esteja pronto, porque o Filho do Homem está vindo…” A Bíblia diz que todos nós encontraremos Deus de uma forma ou de outra. 

Ou morremos antes que Ele venha e o enfrentemos em julgamento, ou Jesus retorna e todos nós enfrentamos o julgamento. 

De qualquer forma, devemos estar prontos (a ignorância e a descrença não nos isentam do julgamento).

A palavra de Deus é a única fonte de informação que pode nos ajudar a nos preparar para este acontecimento seguro em nossas vidas. 

Tem o poder de fazer isso porque Deus, em sua palavra, nos mostra como nos preparar para o “grande dia” em nossas vidas:

A. Ele explica como Jesus nos redimiu. 

A Bíblia explica que a morte e a condenação são causadas pelo pecado, e como Jesus redimiu ou pagou nossa dívida moral com Deus pelo pecado morrendo na cruz. Esta é a mensagem central do evangelho.

B. Ele nos chama para receber Jesus. 

Nossa dívida pelo pecado é paga e nossas almas são salvas do inferno quando recebemos Jesus como nosso Salvador e Senhor crendo Nele como o Filho de Deus (e essa crença é expressa em arrependimento e batismo – Atos 2: 37-38 ).

C. Deus nos encoraja a nos arrepender. 

Sua palavra está repleta de exemplos de pessoas que receberam grandes bênçãos por causa de sua humilde obediência e arrependimento. A Palavra nos diz que a verdadeira fé é demonstrada pelo arrependimento sincero ( Mateus 5: 8 ).

D. A Palavra exige que revivamos a cruz. 

Para se preparar para o dia do julgamento, é preciso reviver o dia da expiação sendo sepultado nas águas do batismo. 

Para cada pessoa que perguntou: “O que devo fazer para ser salvo?” a Bíblia responde em Atos 2:38 : “Arrependei-vos, e cada um de vocês será batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos seus pecados; e você receberá o dom do Espírito Santo.”

E. A Palavra fornece regeneração. 

A Palavra nos capacita a receber o Espírito Santo e o Espírito Santo fornece a força e a habilidade para viver a vida cristã de maneira fiel e produtiva. 

A Palavra é vivificada em nós por meio do Espírito Santo ( Romanos 8:13 ).

F. A Palavra nos prepara para nossa ressurreição. 

Ao anunciar a ressurreição, a Palavra nos atrai a Cristo. Quando estamos em Cristo, a palavra nos educa a respeito de nossa própria ressurreição. 

Sem a Palavra, apenas especularíamos sobre a vida após a morte. A Bíblia realmente nos prepara para essa vida.

G. A Palavra forma nossos lábios para nos alegrarmos. 

Quem sabe como agir ou o que dizer como um ser eterno, dotado de um novo corpo e ansioso por uma existência muito diferente no reino celestial? 

A palavra de Deus nos dá palavras de louvor e canções de alegria que nos permitem começar a nos alegrar com a vida que agora temos em Jesus e a vida eterna que experimentaremos com o Senhor quando Ele vier para nós.

Somente a palavra de Deus tem o poder de nos preparar para um mundo que não podemos ver e dificilmente imaginar, mas que está vindo rapidamente sobre cada um de nós.

Aproveitando o poder

Claro, o fato de haver energia, perceber o que essa energia pode fazer por mim e saber onde ela se encontra não são suficientes (ou seja, tenho muitas tomadas elétricas em minha casa que fornecem energia, mas são inúteis a menos que eu ligue nelas).

É o mesmo com a palavra de Deus. A menos que utilizemos o poder da maneira adequada, todo esse tremendo poder não nos fará bem e não produzirá nada em nossa vida. 

Esta é a conexão entre conhecimento e poder. Se conhecemos a palavra, então experimentamos seu poder. 

Quando experimentamos seu poder, estamos experimentando o poder de Deus. Explorar o poder da palavra de Deus, portanto, requer três coisas que todos podem fazer:

1. Leia a Palavra

A conexão básica que inicia o fluxo do poder é feita lendo a palavra. Nosso objetivo, portanto, deve ser tornar a leitura da palavra de Deus uma parte regular de cada dia, como tomar café da manhã ou escovar os dentes. 

Depois de sentir o poder da palavra surgindo em sua vida, a leitura da palavra virá naturalmente como parte de seu estilo de vida diário.

2. Responda à Palavra com Obediência

Existe o perigo de pensar que, se lermos a Bíblia, faremos a vontade de Deus. Lemos a Bíblia para saber a vontade de Deus. 

A obediência, entretanto, é o que transforma o conhecimento em poder, e o poder é o que cria a mudança. Uma vida poderosa é produzida pela obediência poderosa.

3. Espalhe a palavra

Obedecer à palavra traz poder à sua vida. Compartilhar a palavra multiplica esse poder na vida de outras pessoas. 

Compartilhamos a palavra pelo exemplo, ensinando aos outros, compartilhando nossa fé e o evangelho com os não-crentes e servindo aos outros conforme a palavra nos direciona. 

Quando compartilhamos a Palavra, levamos outros a conhecer a Deus e os capacitamos a capacitar outros a fazerem o mesmo.

A Bíblia é o livro mais impresso e distribuído na história do mundo e, ainda assim, milhões permanecem não convertidos. 

Além disso, muitos que afirmam ser cristãos são mornos e improdutivos. Eu acredito que embora a palavra esteja lá fora, a maioria das pessoas ainda não a acessou.

Resumo

Acho que a maioria das pessoas concluiria que esta lição é principalmente informativa. 

Um pequeno livro que destaca os vários elementos de poder contidos na palavra de Deus e como acessar esse poder. 

Para encerrar, porém, gostaria de acrescentar que, além das informações, esta lição também pede aos leitores que reconsiderem sua própria experiência com a palavra de Deus para ver se o poder descrito aqui foi sentido em seus próprios corações. 

Se não, então talvez a simples razão seja que eles não usaram adequadamente esse poder por meio do conhecimento de sua palavra.

Talvez o verdadeiro propósito deste pequeno livro tenha sido movê-lo de alguma forma, e a reação ou movimento bíblico apropriado incluiria:

  • Ler sua Bíblia regularmente; não há poder sem conhecimento e não há conhecimento sem o estudo da palavra de Deus.
  • Talvez a reação adequada não esteja na parte da leitura, mas na parte da obediência. Deixe o poder de Deus para redimir, restaurar e regenerar, fluir em suas veias espirituais pela obediência à palavra! Obedeça o evangelho e seja batizado; obedeça ao Espírito e comece a viver uma vida santa; obedeça ao Senhor e seja fiel.
  • Finalmente, talvez seja a hora de dar um passo adiante em seu processo de amadurecimento e começar a servir, doar ou liderar mais como Deus deseja que você faça.

Seja qual for a resposta adequada, faça-o antes de fechar esta página!

Deus abençoe você.

Título original The 7 Powers of God’s Word por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US