Os sete céus

Este sermão compara as várias ideias que existem sobre o céu com a descrição da Bíblia desta dimensão.

Eu quero ir para o céu. Não importa o que aconteça aqui na Terra, a única coisa que fará tudo valer a pena é que, após a morte, abrirei os olhos e me encontrarei no céu. 

Não acho que seja um pensamento ou desejo único. Acredito que, se perguntado, a maioria das pessoas desejaria a mesma coisa. 

O problema em nosso mundo não é o desejo da humanidade de ir para o céu, o problema é que existem vários “céus” sendo comercializados lá fora. 

Eu gostaria de rever os vários “céus” que estão sendo promovidos para que você saiba a diferença entre eles e aquele para o qual somos verdadeiramente chamados.

1. Céu Material

Este é o paraíso pelo qual os ateus estão se esforçando. Ateus são aqueles que acreditam que este universo físico é a única coisa que existe. Eles vêm em todas as formas e tamanhos. Por exemplo:

  • Humanistas seculares (o homem está no centro)
  • Comunistas (o estado está no centro)
  • Evolucionistas (a natureza está no centro)

Independentemente do tipo, os ateus buscam sua recompensa celestial aqui nesta terra. 

Pode ser fama, riqueza, poder, prazer, realizações intelectuais avançadas, até mesmo o prazer de tornar o mundo um lugar melhor de alguma forma. 

Mas o céu material é aquele onde tudo o que você receberá está aqui nesta vida, porque não há nada depois que esta vida terminar.

2. Céu místico

O céu místico é o paraíso promovido pela maioria das religiões orientais e do Extremo Oriente. 

É o paraíso dos hindus, budistas e de todas as antigas religiões da natureza dos nativos americanos, africanos, sul-americanos, etc. 

É o paraíso das antigas fábulas, deuses e deusas dos gregos. No paraíso místico de todos os tipos:

  • Você está imerso ou engolido pela grande força do universo – (a religião hindu o chama de Brahma; os budistas se referem a ele como Nirvana)
  • Ou você se junta ao panteão dos deuses (gregos / povos nativos)

Não há fundamentos históricos para o paraíso místico, simplesmente histórias e lendas interligadas e transmitidas de geração em geração. 

O problema com o paraíso místico é que a natureza do lugar e os requisitos para a entrada mudam de geração em geração à medida que novas religiões e variações ocorrem.

3. Céu terrestre

Refiro-me ao Paraíso do Islã (religião muçulmana) como um dos céus terrestres. Sua visão do céu é o oposto dos ateus:

  • Ateus procuram o paraíso na terra
  • Muçulmanos procuram terra no céu

Em outras palavras, a promessa é uma vida após a morte muito parecida com a vida na Terra, mas sem as restrições naturais. 

Por exemplo: boa comida, amáveis ​​companheiros, a vitória total da ideologia muçulmana (lei Sharia – que caracteriza uma forma severa de dominação masculina). 

Uma característica particular do paraíso do Islã é que ele atrai principalmente os homens e seus apetites humanos. 

Em sua opinião, existem níveis no céu e apenas alguns alcançam o nível superior para estar com Deus.

4. Silent Heaven

O paraíso silencioso é o paraíso daqueles que vêem este mundo como um lugar ruim e assustador. É o paraíso daqueles que fizeram da morte seu ponto de referência principal.

A morte é o mistério; a morte é a experiência máxima, o assassinato e a violência são o caminho para o poder e a iluminação. 

Os atiradores de Columbine, no Colorado, acreditavam no paraíso silencioso porque, uma vez que experimentaram a glória de tirar a vida matando treze pessoas inocentes, eles se enviaram para o paraíso silencioso, onde não há sentimento ou consciência – apenas o sono silencioso da morte. 

O paraíso silencioso é o lugar que as pessoas deprimidas e suicidas desejam para escapar da dolorosa experiência desta vida.

5. Céu sectário

Todos aqueles que pensam que são os únicos que irão para o céu porque entenderam um ensinamento especial ou seguem um certo líder “humano” – essas pessoas irão para o céu sectário. 

Só você e seu grupo especial vão conseguir – este é ao mesmo tempo o principal ensinamento e apelo deste destino. Por exemplo:

  • Os mórmons passarão a eternidade povoando os planetas do universo – de acordo com os escritos de seu líder e fundador, Joseph Smith (1830)
  • As Testemunhas de Jeová terão 144.000 e apenas esse número em seu céu sectário – um ensino promovido por seu fundador, Charles Russell (1872)
  • As religiões judaicas modernas também promovem a ideia de que apenas sua cultura e nação serão revividas para a glória eterna

A maior pista para saber se você está se dirigindo para o paraíso sectário é geralmente o fato de que é um paraíso de acordo com as idéias de uma pessoa e de uma pessoa bem comum.

6. Céu Secular

Alguns acreditam que o próprio universo é eterno (que sempre foi). Eles não podem provar isso e isso desafia a lógica e a ciência, no entanto, eles acreditam e fazem do céu secular a base de seu sistema de fé.

Eles também argumentam que toda a história é circular, onde simplesmente damos voltas e voltas repetindo os mesmos eventos indefinidamente. 

O “big bang” é tanto o começo quanto o fim, pois tudo é continuamente renovado para uma repetição sem fim. 

Essa é a base do pensamento para a viagem no tempo e os túneis do tempo nos filmes de ficção científica, onde o herói que viaja ao passado é proibido de mudar qualquer evento porque isso fará com que o sistema se desintegre. 

Destino é a palavra de ordem daqueles que acreditam nesta teoria circular da existência do homem.

Céu, nesta visão de mundo, é a habilidade de se encaixar no sulco da história ou encontrar seu equilíbrio espiritual (por exemplo, yin / yang). 

Muitas religiões e sistemas de autoconsciência / aperfeiçoamento baseiam-se na ideia de se tornar “um” com o mundo ao seu redor para encontrar seu “lugar” no universo. 

Você encontrou o paraíso secular quando aprendeu onde se encaixa neste mundo sem fim.

7. O Terceiro Céu

O terceiro céu é o céu descrito na Bíblia. Em 2 Coríntios 12: 1-4, Paulo se refere a este lugar:

Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.

– 2 Coríntios 12: 1-4

Observe que ele também se refere a isso como “Paraíso”. A pessoa a quem ele se refere pode ser ele mesmo e a ocasião, um momento em que o Senhor se revelou a Paulo. 

Outros na Bíblia tiveram permissão para um vislumbre dessa dimensão espiritual enquanto ainda estavam em seus corpos humanos. Por exemplo:

Isaías

No ano da morte do rei Uzias, vi o Senhor sentado em um trono, elevado e exaltado, com a cauda de Seu manto enchendo o templo. Serafim estava acima Dele, cada um com seis asas: com duas ele cobriu o rosto, e com duas ele cobriu seus pés, e com duas ele voou. E um clamou a outro e disse:

“Santo, Santo, Santo, é o Senhor dos Exércitos, toda a terra está cheia da Sua glória.”

– Isaías 6: 1-3

João

Depois destas coisas, olhei, e eis que havia uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvi, como o som de uma trombeta falando comigo, disse: “Suba aqui, e eu lhe mostrarei o que deve acontecer coloque depois dessas coisas. “

– Apocalipse 4: 1

Se você examinar o Novo Testamento cuidadosamente, notará que o próprio Jesus faz muitas referências ao céu. Ele geralmente diz uma das duas coisas sobre isso:

  1. É um reino.
    O que significa que tem estrutura, governo, uma população de seres.
  2. É onde Ele e o Pai moram.
    Sugerindo que esta é a fonte do poder que Ele demonstrou na Terra.

Mais tarde, vemos Jesus também mencionar o céu como a recompensa final para aqueles que crêem Nele como o Filho de Deus (Lucas 6:23). 

Pedro explica isso em detalhes em sua primeira epístola:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que de acordo com Sua grande misericórdia nos fez nascer de novo para uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para obter uma herança que é imperecível e imaculada e será não desaparecer, reservado no céu para você.

– 1 Pedro 1: 3-4

A recompensa que Pedro menciona é um estado de perfeição.

  • Paz perfeita com Deus
  • Virtude perfeita
  • Existência / experiência / compreensão perfeita
  • Alegria / poder perfeitos / todos aperfeiçoados para sempre
  • Aperfeiçoe tudo porque as causas da imperfeição (influência de Satanás / pecado pessoal) não existirão mais

Jesus derrotou Satanás e limpou todos os pecados na cruz ( Romanos 6:10 ). 

O terceiro céu (como Paulo o descreve) é o Paraíso, ou Reino dos Céus – estes se referem ao céu da Bíblia, o céu prometido e revelado por Deus em Sua palavra

Não é apenas diferente dos outros céus mencionados, uma breve comparação com estes também mostrará que é superior em sua essência e também em promessas:

  1. Não é um lugar físico ou material.

    Jesus disse: “Meu reino não é deste mundo” em João 18:36 . 


A Bíblia o compara a coisas físicas como ouro e pedras preciosas (Apocalipse), mas esta é uma imagem usada para descrever sua beleza, não sua substância real.

É experiencialmente muito maior do que qualquer coisa que este mundo tem a oferecer.

  1. Não é um lugar místico criado pelos sonhos dos homens.

    Jesus diz que Ele veio deste reino, retornou a esta dimensão, e virá mais uma vez no fim do mundo para trazer a igreja a este lugar – onde somente Ele pode liderar o caminho ( I Tessalonicenses 4: 13-18 ).

    Sabemos que a descrição de Jesus do céu é precisa porque Sua ressurreição estabelece Sua credibilidade ( Romanos 1: 4 ).
  1. O terceiro céu será uma experiência completamente diferente da nossa terrestre.

    Jesus diz que não há casamento (não há necessidade de reprodução porque não há morte) e que tomaremos a forma de anjos ( Mateus 22:30 ).
    Não importa melhor, o céu bíblico não será nada parecido com a nossa experiência terrena.

    Somos transportados para lá pela fé porque não há energia física ou sistema de entrega aqui que possa nos levar até lá.
  1. O céu bíblico está cheio de anjos e santos alegres.

    Há uma consciência de si mesmo e dos outros, bem como uma apreciação da presença de Deus ( Apocalipse 4: 8-11 ).

    Há paz no céu, mas não uma paz silenciosa e inconsciente. Há paz porque não há motivo para guerra ou ódio, todos estão em paz uns com os outros.
  1. O terceiro céu não é habitado por apenas alguns membros de uma seita ou cultura – mas por pessoas de todas as tribos da terra.

    Rico e pobre, homem e mulher, preto ou branco e todas as tonalidades intermediárias.

    A experiência comum que todos compartilham é que todos foram limpos de seus pecados no sangue de Cristo e permaneceram fiéis até a morte.

    Estas não são ordens ou ensinamentos de homens, mas a ordem e ensino do Senhor do céu – Jesus Cristo ( Mateus 28: 18-20 ).
  1. O céu de Cristo é eterno, mas não da maneira cíclica promovida pelas pessoas da “matéria eterna”.

    Em seu esquema de coisas, continuamos para sempre na mesma sequência de bom e mau – condenados a repetir tudo em uma esteira sem fim.

    No terceiro céu, porém, tudo se fará novo sem imperfeições, e a garantia é que sempre será assim ( Apocalipse 21:21 ).

    Se Jesus pudesse habitar um corpo humano fraco e viver entre homens pecadores em um mundo caído onde Ele era constantemente atormentado pelo próprio Satanás, e nunca pecou ( I Pedro 2: 21-22 ), imagine a qualidade de existência que Ele pode nos dar em um lugar onde nenhum desses impedimentos existe.

Resumo

Existem muitos “céus” promovidos em nosso mundo hoje. 

Acredito que esta seja mais uma forma de Satanás, em seu disfarce de anjo da luz / conhecimento ( II Coríntios 11:14 ), confundir e desencaminhar as pessoas. 

Existe apenas um céu real, e é o céu descrito na Bíblia.

Não estamos sendo “sectários” quando dizemos essas coisas porque esse ensino não vem de algum guru, profeta ou professor religioso. 

Sabemos que o terceiro céu é o céu legítimo porque somente Jesus esteve lá ( João 8: 23-24 ), o descreveu para nós e confirmou este fato com Sua ressurreição.

Nenhuma outra pessoa tem essas credenciais e nenhum outro professor tem uma montanha de evidências que comprovem que suas afirmações são verdadeiras. 

A grande bênção aqui é que o terceiro céu é oferecido a todos, e Deus não fez segredo disso. 

O Deus do céu, por meio de Seu Filho Jesus Cristo, oferece a todos a oportunidade de se juntar a Ele ali. 

Aqui está o caminho para o único paraíso que existe:

1. Acredite que Jesus é o que a Bíblia afirma ser, o Filho de Deus, e esteja preparado para reconhecer isso perante os outros. O Apóstolo Paulo diz assim:

…que se você confessar com sua boca Jesus como Senhor, e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo.

– Romanos 10: 9

2. Arrependa-se de seus pecados e seja batizado para receber o perdão. Ou como Peter explica,

Arrependa-se e permita que cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão de seus pecados; e você receberá o dom do Espírito Santo.

– Atos 2:38

O processo não é simplesmente acreditar em seu coração ou reconhecer que Jesus é o seu salvador, mas todo o processo, desde a fé inicial até a submissão final nas águas do batismo – isso é o que o Deus do Céu nos ordenou que fizéssemos.

Se você não fez isso, você não obedeceu. Se você fez mais do que isso, não obedeceu. Claro, você pode escolher outro céu – cada um tem sua própria promessa. 

Mas se você deseja estar onde Jesus está agora, então a fé, o arrependimento e o batismo é o caminho a seguir. 

Por favor, não adie porque, ao contrário do terceiro céu, este mundo tem um fim e quando vier não haverá amanhã, apenas julgamento ( I Tessalonicenses 5: 2-3 ).

Título original The Seven Heavens por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

Deus abençoe você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US