Quem é o Maior?

Na década de 1970, o campeão de boxe peso-pesado Muhammad Ali costumava provocar seus oponentes proclamando “Eu sou o maior”. 

Parece que Ali sabia que, no fundo, muitos de nós pensamos isso sobre nós mesmos, mas poucos teriam a ousadia ou a habilidade de realmente dizer isso em público.

Ser o maior entre os homens não é um novo desejo ou problema:

  • Caim matou Abel porque ele tinha ciúme de que seu irmão pudesse ser considerado maior aos olhos do Senhor por causa de seu sacrifício.
  • Saul tentou matar Davi porque temia que as pessoas pensassem que Davi era o maior dos dois líderes.

Mesmo entre os apóstolos de Jesus, havia debates constantes sobre quem era o maior dos apóstolos. 

Em Lucas 22:24 , vemos que eles ainda estavam discutindo sobre esse ponto durante a última refeição de Jesus com eles antes de Sua crucificação. 

Cada vez que eles discutiam sobre esse assunto, Jesus os lembrava que a grandeza no reino de Deus era muito diferente da grandeza no mundo.

Ele ensinou-lhes que não havia problema em desejar a grandeza, mas eles tinham que buscar a grandeza no reino, não no mundo. 

Eles tinham que seguir as diretrizes do reino para a grandeza, não as do mundo.

No reino (ou na Igreja), Jesus disse que aqueles que eram grandes eram aqueles que:

1. Tornaram-se como crianças pequenas

E surgiu também uma disputa entre eles sobre qual deles era considerado o maior. E disse-lhes: Os reis dos gentios dominam sobre eles; e os que têm autoridade sobre eles são chamados ‘Benfeitores’. Mas não é assim com vocês, mas aquele que é o maior entre vocês deve tornar-se como o mais jovem .

– Lucas 22: 24-26a

As crianças são confiáveis, diretas, inocentes e fiéis. Examine a Bíblia e veja aqueles que no final das contas agradaram a Deus e você descobrirá que eles cultivaram essas qualidades a fim de se tornarem grandes em Seu reino.

2. Tornar-se servos fiéis

e o líder como o servo.

– Lucas 22: 26b

No mundo, uma das vantagens da grandeza é fazer com que outras pessoas o sirvam. No reino, o inverso é verdadeiro; quanto maior você é, mais serviço presta a outras pessoas.

Por exemplo, os anciãos recebem honra da congregação, mas o “bônus” que recebem por serem anciãos é que serão solicitados a sacrificar mais de seu tempo e energia para servir aos outros.

A prova desse princípio é Jesus; Ele é o maior e prova isso dando o máximo pelos outros: a sua própria vida.

Resumo

A inveja da grandeza inicia mais guerras em famílias, amizades e nações do que qualquer outra coisa. 

A grandeza da inveja cessa quando reconhecemos que Jesus é o maior (essa posição foi ocupada de uma vez por todas) e quando somos comparados a Ele, somos todos como crianças e servos.

Da próxima vez que você for tentado a ser o maior ou invejar o grande, pergunte-se se a grandeza que você busca o tornará grande aos olhos de Deus, o tornará grande no reino.

Questões de discussão

  1. Descreva as qualidades e virtudes de uma pessoa que você admira.
  2. O que há na competição que às vezes parece trazer à tona o que há de pior nas pessoas?
  3. Explique em suas próprias palavras o que Jesus quis dizer quando disse: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” ( Mateus 5: 5 )
  4. Como alguém se torna como uma criança, como Jesus diz em Lucas 22: 24-26 , e sobrevive neste mundo violento e competitivo?
  5. Se você fosse se tornar “grande” no Reino de Deus, que parte de seu caráter teria que mudar primeiro?

Título original Who is the Greatest? por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

Deus abençoe você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US