Recompensas do Arrependimento na Bíblia

Parece que muitas vezes esquecemos as verdadeiras recompensas daquilo a que a Bíblia se refere como arrependimento.

As escrituras exaltam as virtudes da fé, perseverança e prática do bem, mas após uma leitura cuidadosa, descobrimos que o arrependimento pode ser o mais valioso de todos os exercícios espirituais.

O arrependimento bíblico se refere à transformação de nossa atitude e envolvimento com o pecado. No entanto, é simplesmente o processo pelo qual passamos de amar o pecado a odiá-lo; desde a busca de seus prazeres até a fuga de sua própria aparência.

O arrependimento sincero, traz uma série de bênçãos para a pessoa. Faz com que você espere em Deus e confie nele.

Por exemplo:

1. O arrependimento evita o castigo certo pelo pecado

Davi diz: “Se o homem não se arrepender, ele (Deus) afiará a sua espada” ( Salmos 7:12 ). A indicação clara aqui é que Deus prepara um julgamento (espada) para aqueles que se recusam a se arrepender.

2. O arrependimento leva à salvação

Paulo ensina sobre um “… arrependimento sem arrependimento que leva à salvação” ( II Coríntios 7:10 ). Frequentemente esquecemos que, sem arrependimento, o batismo é vazio de significado e efeito.

3. O arrependimento confirma nossa fé

João Batista convocou as pessoas a demonstrarem sua fé no Reino que virá por meio de obras “… dignas de arrependimento” ( Lucas 3: 8 ). Uma fé forte é a fonte de nossa alegria e paz, mas o arrependimento sincero é o que mantém essa fonte cheia.

O primeiro sinal de uma nova fé ou fé crescente é o desejo de “fazer melhor”, de remover o antigo e assumir uma nova atitude ou ação. 

Esta é a bênção do arrependimento operando em nós por meio da Palavra e do Espírito. Não devemos sufocar ou frustrar, mas sim nos submeter ao nosso desejo de nos arrepender e colher as recompensas.

Deus abençoe você.

Questões de discussão

  1. De que tipo de pecado você acha mais difícil se arrepender?
  2. Qual é a diferença entre arrependimento e restituição?
  3. Compartilhe algumas bênçãos pessoais que o arrependimento trouxe a sua vida.
  4. Em sua opinião, quais são as marcas do arrependimento verdadeiro e sincero?
  5. Como você consolaria um irmão ou irmã que retorna ao mesmo pecado repetidamente e duvida que possa se arrepender com sucesso?

Título original Rewards of Repentance por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US