Testemunha da Verdade

Mas tu rejeitaste o Santo e Justo e pediste que te fosse concedido um homicida, mas mataste o Príncipe da vida, aquele a quem Deus ressuscitou dos mortos, facto do qual somos testemunhas.

– Atos 3: 14-15

Pedro e os apóstolos não foram apenas testemunhas da ressurreição (e serviram assim para cada geração de crentes desta forma), eles também serviram a sua geração e nação como testemunhas de que o povo era culpado de matar o Messias. 

Eles eram a consciência de sua nação e de sua geração.

Eu acredito que a igreja (os discípulos modernos) serve a sociedade e a geração em que vivemos, da mesma forma. 

Não apenas testemunhamos a ressurreição de Jesus com nossa pregação, ensino e comunhão, mas também servimos como a consciência moral da sociedade em que vivemos. 

Somos sal, somos luz e fazemos isso de várias maneiras.

1. Declaramos Cristo

O mundo não terá desculpas no julgamento, porque declaramos que Jesus é o Filho de Deus, o Cristo, o Senhor e o Salvador. 

Proclamamos isso não apenas para salvar almas, mas também para servir de testemunhas no dia do julgamento para aqueles que não acreditam, aqueles que caíram e aqueles que acreditaram em outra coisa.

II Tessalonicenses 1:10 diz que a igreja estará lá no dia do julgamento para dizer: “Eu te disse, você deveria ter crido, deveria ter resistido, deveria ter seguido Jesus e nenhum outro.”

2. Oferecemos uma bússola moral

Os cristãos fornecem uma bússola moral para nossa sociedade. Paulo diz que a igreja é a coluna e base da verdade. 

A verdade, o prumo, o centro do que é certo, do que é bom e do que é de Deus estão contidos na Palavra de Deus.

A igreja recebeu a responsabilidade de revelar e ensinar a Palavra de Deus ao mundo

Essa responsabilidade não pertence a escolas, grupos religiosos ou editoras, apenas à igreja. 

Não é hipócrita, portanto, denunciar o mal e a imoralidade neste mundo; é a obra essencial da igreja.

É por isso que devemos proteger a pureza e exatidão da Palavra, bem como a pureza e exatidão de seus professores. 

A igreja deve não apenas ensinar a Palavra, mas também passá-la intacta para a próxima geração e treiná-la para entender e ensinar a Palavra com precisão ( II Timóteo 2: 1-2 )

Uma outra maneira que nós, como igreja, fornecemos luz:

3. Oferecemos uma alternativa

Existem muitos estilos de vida oferecidos neste mundo promovidos por vários grupos, e todos eles acabam da mesma forma: na morte e na destruição.

Existe um caminho que parece certo para o homem, mas seu fim é o caminho da morte.

– Provérbios 14:12

A igreja oferece uma alternativa à morte. Oferecemos o caminho de Cristo, oferecemos a vida eterna por meio Dele. 

A vida que levamos, a mensagem que pregamos, o testemunho que damos é um modelo oferecido a um mundo agonizante de que existe uma vida melhor, uma esperança melhor do que a que existe aqui, e isso começa com fé e obediência a Jesus Cristo como Senhor.

Que tipo de testemunha você é? Você é uma testemunha de descrença, desobediência, rebelião, fraqueza, imoralidade, fofoca, ambição egoísta? Ou você é uma testemunha de amor, perseverança e fidelidade à Palavra de Deus? No final, Deus e o mundo saberão.

Questões de discussão

  1. Descreva uma ocasião em que outra pessoa compartilhou sua fé com você. Como você se sentiu? O que aconteceu?
  2. Qual é o obstáculo usual que o impede de falar a outras pessoas sobre sua fé? Por que isso é um obstáculo?
  3. Na sua opinião, qual a melhor forma de abordar alguém e iniciar uma conversa sobre religião?
  4. Em sua opinião, os cristãos deveriam denunciar o Islã como uma religião falsa? Por quê? Por que não?
  5. Com qual personagem da Bíblia (além de Jesus) você se identifica mais? Por quê?

Título original Witness for Truth por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

Deus abençoe você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US