Três coisas poderosas que a cruz de Jesus faz por você

A cruz de Jesus Cristo tem o poder de fazer três coisas que nada ou ninguém mais pode realizar.

João 12:32

Quero examinar os fenômenos espirituais do poder da cruz de Jesus para atrair todos os homens a si e mantê-los lá. 

Porque, quando se trata de Cristianismo, precisamos entender que:

  • Não é a igreja
  • Não é a nossa vida de bondade
  • Nem é a bíblia

que atrai as pessoas a Jesus. Essas coisas apontam o caminho, mas elas mesmas não têm poder de atração. 

O que atrai as pessoas a Cristo é a sua cruz:

  • A igreja o proclama
  • Nossas boas vidas confirmam isso
  • A Bíblia registra isso

No final, as pessoas vão a Deus por causa da cruz de Jesus. É a força magnética dentro do Cristianismo que tem o poder de atrair as pessoas para Deus. 

Neste texto, tentarei explicar o que há na cruz que atrai as pessoas a Jesus.

1. A cruz tem o poder de libertar os homens

Quer admitam ou não, as pessoas carregam em seus corações uma incrível carga de ansiedade e medo por causa da culpa. 

Isso é normal porque todos os homens são culpados de pecados, e esse fato está bem documentado na Bíblia. A universalidade do pecado é uma doutrina bíblica central.

O que então? Somos melhores do que eles? De jeito nenhum; pois já afirmamos que tanto judeus como gregos estão todos sob o pecado; como está escrito: “NÃO HÁ JUSTO, NEM MESMO; NINGUÉM QUE COMPREENDE, NINGUÉM QUE PROCURE A DEUS; TODOS SE VOLTARAM, JUNTOS SE TORNARAM inúteis; NÃO HÁ NINGUÉM QUE FAÇA O BEM, NÃO HÁ ATÉ MESMO UM. Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus

– Romanos 3: 9-12; 23

Todos são culpados, e esse problema tem motivado as pessoas a buscar alívio para as devastações mentais, emocionais e físicas causadas pelos efeitos do pecado. 

Reforma social, novas filosofias, fuga por meio de drogas, magia, até mesmo negação (“Não tenho pecado”), tudo isso e muito mais foram tentados em vão. 

Não adianta nada porque nenhuma dessas chamadas soluções pode fazer o que a cruz faz: remover a causa da culpa, que é o pecado. 

Essas outras coisas lidam com os sintomas do pecado, mas a cruz efetivamente elimina a causa raiz: o próprio pecado.

E Ele mesmo levou nossos pecados em seu corpo na cruz para que pudéssemos morrer para o pecado e viver para a justiça, pois por suas feridas você foi curado

– I Pedro 2:24

O que Pedro está dizendo aqui é que Jesus nos cura dos efeitos do pecado removendo nossos pecados atuais e levando-os consigo. 

Ele não os desculpa, nem os justifica, nem os esconde. Ele os remove por meio de um processo de transferência, um processo que foi previsto durante séculos pelo sistema sacrificial judaico.

No Antigo Testamento, quando o sacerdote oferecia um animal como sacrifício pelos pecados de alguém, ele primeiro colocava as mãos sobre o animal como um símbolo de que uma transferência estava acontecendo ( Levítico 4: 13-21 ). 

Os pecados do indivíduo estavam sendo transferidos para o animal, e o animal estava sendo morto para simbolizar que o pagamento pelo preço moral do pecado, que é a morte, foi pago ( Gênesis 2: 15-17 ). 

Com o pecado transferido simbolicamente para o animal, e o animal então sacrificado (sacrificado porque a morte era a forma como algo foi transferido do reino físico para o reino espiritual), a pessoa foi assim purificada do fardo da culpa causada pelo pecado.

Claro que sabemos hoje que esta foi uma prévia do que estava por vir. 

Jesus, o cordeiro perfeito e inocente, levando os pecados de todos os homens (não simbolicamente, mas literalmente), e então oferecendo seu ser sem pecado e eterno em um sacrifício na cruz a fim de fazer o pagamento moral por todos os pecados, por todo o tempo. 

Eu digo uma vida inocente e perfeita porque o sacrifício tinha que ser sem pecado para expiar o pecado. Não ter uma vida perfeita contaminaria o sacrifício. 

Eu digo uma vida “eterna”, “divina” porque Jesus era o Filho de Deus e, como tal, o valor de sua vida tornou seu sacrifício adequado para todos os homens, não apenas um ou dois. 

Sua natureza divina torna seu sacrifício bom e valioso o suficiente para ser trocado não apenas por uma pessoa – seu valor é suficiente para ser trocado por todos os homens.

As pessoas são atraídas para a cruz porque vêem nela o lugar onde podem transferir todos os seus pecados e serem libertos de sua culpa. 

Quando as pessoas ouvem como Jesus morreu para pagar a dívida moral que têm diante de Deus, elas são atraídas porque encontraram a única maneira de lidar com sua culpa que a remove para sempre: o perdão! 

As palavras mais convincentes para um pecador no Novo Testamento são as de Pedro e Paulo. 

Pedro disse,

Arrependa-se e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão de seus pecados.

– Atos 2:38

Paulo disse,

Portanto, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.

– Romanos 8: 1

Os pecados são transferidos para a cruz – o perdão vem da cruz – os pecadores culpados são atraídos pela cruz.

2. A cruz tem o poder de criar em mim o desejo de justiça

A cruz tem o poder de criar na pessoa o amor e o desejo pelo que é bom, certo, verdadeiro e puro. 

Mesmo que uma pessoa não possa alcançar a perfeição nesta terra, a cruz de Cristo lhe dá sede dela. 

Nenhuma lei pode produzir isso no coração de alguém. Não há ameaças de punições que possam me fazer querer o que é certo e bom (eu vou fazer isso por medo, mas você não pode me forçar a querer obedecer.) 

Nenhuma quantidade de autodisciplina ou força de vontade pode fazer uma pessoa amar a justiça. 

No entanto, a cruz de Cristo tem atração porque tem o poder de criar esse desejo no coração humano. Como?

Quando contemplo o sacrifício de Jesus por mim, vejo pela primeira vez a essência da mais profunda bondade e da mais pura justiça de Deus. 

Vejo, pela cruz, que adoro um Deus que assumiu uma natureza humana e entrou na história da humanidade para sofrer o castigo pelos pecados que cometi e pelos quais realmente mereci. 

Em outras palavras, Deus transferiu meus pecados para si mesmo! Esse conhecimento desperta em mim o desejo de ter e fazer o que Ele fez. Paulo explica isso:

Pois enquanto estávamos na carne, as paixões pecaminosas, que foram despertadas pela Lei, estavam agindo nos membros de nosso corpo para dar fruto para a morte. Mas agora fomos liberados da Lei, havendo morrido para aquilo a que estávamos vinculados, para servirmos em novidade de Espírito e não na velhice da letra.

– Romanos 7: 5-6

Da mesma forma que almejei o mal e os prazeres do pecado, depois da cruz tenho fome e sede de justiça, agora que vi o que a justiça perfeita faz. 

Por causa da Lei, o pecado foi despertado em mim. Por causa da Cruz, o espírito em mim é despertado. 

Além disso, a cruz me faz querer abandonar para sempre minhas tentativas fracas de bondade e autojustificação por meio das obras, e desejo de ser bom e justo como Ele é bom e justo; uma bondade e retidão que eclipsam totalmente a minha!

Muitas coisas no mundo mudam a aparência de uma pessoa, até mesmo seu estado de espírito, mas somente a cruz de Cristo tem o poder de mudar o coração de uma pessoa. 

Antes da cruz eu desejava apenas o que me servia, depois de ver a cruz tudo que eu desejo é o que vai servir a Deus.

3. A cruz tem o poder de me convencer de que sou amado

Um dos problemas comuns encontrados em diversos problemas, como suicídio de adolescentes, depressão, abuso de álcool e drogas e rompimento do casamento, é o problema da baixa auto-estima. 

Às vezes, simplesmente não gostamos muito de nós mesmos. Preocupamo-nos com o nosso valor como seres humanos e temos dificuldade em gostar dos outros porque nos avaliamos mal. 

Às vezes começa na juventude, quando de maneiras diferentes recebemos “mensagens” que nos dizem que não estamos bem, nomes que outras crianças nos chamam, fracasso na escola, problemas entre nossos pais. 

Se essas mensagens são precisas ou não, não é o problema; o problema é que pensamos que são verdadeiros e começamos a armazená-los em nossas mentes subconscientes. 

De muitas maneiras, esses tipos de pensamentos nos motivam à medida que envelhecemos; tentamos melhorar, aquietar a voz interior que diz, você não merece, você

Crianças que crescem acreditando que não estão bem, tornam-se adultos raivosos, deprimidos, assustados e inseguros que muitas vezes acabam criando o mesmo tipo de filhos. 

Mas a cruz de Jesus Cristo tem o poder de finalmente quebrar esse ciclo porque diz em alto e bom som: “Eu te amo”, “você está bem agora”. 

Quando ninguém se preocupa com você, mesmo quando você não se preocupa consigo mesmo, a cruz diz: “Eu me importo”.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

– João 3:16

Pois enquanto ainda estávamos indefesos, no tempo certo Deus morreu pelos ímpios. Pois dificilmente se morrerá por um homem justo; embora talvez pelo bom homem alguém ousasse morrer. Mas Deus demonstra Seu próprio amor por nós, visto que, enquanto éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. “

– Romanos 5: 6-8

A cruz me convence de que sou amado porque nela vejo que:

  • Deus me amou; mesmo quando eu o ignorei, ridicularizei e até odiei, Ele estava planejando minha salvação.
  • O inocente morreu por minha culpa.
  • Meu amigo deu a vida por mim.

João escreve,

Já não os chamo de escravos porque o escravo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos tenho revelado.

– João 15:15

A cruz atrai os homens porque tem o poder de convencê-los de que ninguém jamais os amou dessa maneira, nem antes, nem nunca mais. 

Mesmo que nossa história pessoal esteja repleta de pessoas e eventos que nos dizem que não somos dignos de amor, a cruz de Cristo permanece como uma testemunha eterna de que não importa o que aconteça: Deus nos ama. 

Enquanto mantivermos nosso foco na cruz, nunca teremos dúvidas de que estamos bem com ele.

Resumo

Em Romanos 1:16, Paulo diz que o evangelho é o poder de Deus para a salvação, e isso é verdade, mas o poder do evangelho é a cruz de Jesus Cristo. Por quê?

  1. Isso me atrai por causa de seu poder de me libertar do fardo esmagador de culpa que carrego por causa de meus pecados.
  1. Ele redireciona a atenção do meu coração. Antes eu ansiava por minha própria glória e independência de Deus, agora desejo glorificá-Lo e saber sua vontade para minha vida.
  1. A cruz tem o poder de restabelecer meu valor como pessoa. Tentei ser importante e amado manipulando as pessoas, usando dinheiro e competindo com os outros. Agora, minha importância está baseada no fato de que Deus me notou e se sacrificou por mim. Posso dizer honestamente que o poder da cruz é o poder de mudar completamente minha vida. Este é meu testemunho, não apenas meu sermão.

Exortação

Você já experimentou o poder da cruz?

  • Para libertar você da culpa
  • Para criar um novo coração em você
  • Para te convencer de que você é amado

Você pode! É assim que funciona. Para que a cruz começasse a ter qualquer poder, Jesus teve que primeiro morrer sobre ela e ressuscitar dela. 

É isso que dá à cruz seu poder: a morte, o sepultamento e a gloriosa ressurreição de Jesus. 

Da mesma forma, para que a cruz tenha poder em nossas vidas, também devemos morrer e ressuscitar dela. 

Jesus realmente fez isso em uma cruz de madeira há cerca de 2.000 anos; nossa morte e ressurreição são realizadas nas águas do batismo quando confessamos nossa fé em Jesus e nos arrependemos de nossos pecados.

Ou você não sabe que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados em Sua morte? Por isso, fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, também nós possamos andar em novidade de vida.

– Romanos 6: 3-4

Aqueles que não experimentaram uma morte pessoal e ressurreição nas águas do batismo, também nunca experimentarão o poder regenerador da cruz em suas vidas. 

E esse poder também não é uma coisa secreta. Você pode ver isso:

  • Como crentes, pendurados na cruz com Jesus por meio do arrependimento e do batismo.
  • Como cristãos, carregamos a cruz todos os dias por meio da paciência no sofrimento e na tentação.
  • Como discípulos pregam a tolice da cruz para um mundo cético e pecador.
  • Como os santos mostram seu amor uns pelos outros no serviço sacrificial.

O poder da cruz se torna evidente para o mundo em nós. Oro para que o poder da cruz o atraia a obedecer ao evangelho hoje mesmo, se ainda não o fez, e que seu poder seja evidente em sua vida a partir de hoje.

Título original Three Powerful Things the Cross of Jesus Does for you por Mike Mazzalongo é licenciado sob CC BY-NC-SA 3.0

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

en_US